sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!!!


AVALIAÇÃO

O fim de um ano sempre traz a oportunidade de fazer avaliações e balanços da vida e de traçar metas para o novo ano.
Ao avaliarmos o ano velho, olhamos para trás procurando entender as experiências que tivemos, os caminhos que o Senhor nos permitiu andar e as lições  que podemos aprender com cada situação. Quando uma empresa faz o balanço no final do ano, o resultado pode ser positivo ou negativo; pode resultar em lucro ou prejuízo. Assim também é a nossa vida. As experiências que vivemos neste ano que passou8 podem-nos ter levado para mais perto de Deus, nos ajudado a crescer e amadurecer, a abençoar nossa família, os amigos e colegas, mas podem também ter-nos dado prejuízos. Talvez em algumas  experiências crescemos espiritualmente e fomos uma benção para os outros. Com outras talvez não soubemos lidar e perdemos a oportunidade de crescer e amadurecer e fomos um instrumento de Deus para abençoar os outros.
No entanto, é importante aprender, até mesmo com nossos erros. Um erro pode ser uma experiencia positiva se aprendermos como não se deve fazer algo. Infelizmente, nem sempre temos  a habilidade e a humildade de aprender com nossos erros. É muito mais comum tentarmos justificar-nos ou encontrar um culpado para nossos fracassos. Só que, se fizermos isso, não aprendemos nada com o erro e a tendencia é repeti-lo na próxima vez.
Aproveite este fim de ano para avaliar o que passou e corrigir os erros, antes que seja tarde. Hoje nós podemos nos avaliar. Um dia Deus nos avaliará. Hoje Jesus é nosso advogado; um dia será seu Juiz.



Avaliar é bom. Agir de acordo é melhor.

Fonte: livro Pão diário.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sou Introspectiva - Um significado para introspecção.




Resumo deste Escrito: Introspecção, ponto de vista, significado, comportamento social, O que é ser introspectivo?

A introspecção não é defeito é só uma forma de silenciar. A sociedade tem mania de colocar a introspecção no rol das características pessoais mais defeituosas como se todos tivessem a obrigação de ser alegre, extrovertido e expansivo o tempo todo.

Eu penso que um ser introspectivo é apenas um ser que não externa suas opiniões e pensamentos de modo convencional. Isto não quer dizer que ele não pense e não tenha boas contribuições para dar ao mundo. O introspectivo pensa, vive, sente, se emociona, se entristece, se alegra, faz feliz e é felicitado. Ele só é mais cauteloso, comedido, mais que os outros.

A introspecção num momento de ócio criativo, por exemplo, pode produzir uma infinidade de produtos sendo muito úteis ou não, mas que de fato revelam um estado de coisas que só a calmaria da reflexão interna proporciona. O introspectivo se expande mais no silêncio, na calma de sua mente, na calma de seu coração.

Eu não quero cultuar a introspecção, nem pedir que todos se calem para que os introspectivos se concentrem melhor, até porque eu não sou tão quieta assim. Contudo, quero entender essa característica como um modo de “entrar em si mesmo” como forma de “internalizar” o que pode ser lapidado mentalmente para depois expor com mais brilho e nitidez.

Eu respiro, reflito, escuto, sinto... melhor no silêncio e a introspecção me dá a concentração necessária para lapidar as coisas que de fato eu precise melhorar dentro de mim.

Fonte:

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Seja Perseverante!


Anos atrás, um vizinho estava comendo morangos e me perguntou: "Será que esta sementinha aqui nasce?" Confesso que, para ser educado, disse que não sabia, mas que dava para fazer um teste. Na verdade, pensava: "Claro que não! Que coisa mais descabida! Imagine se essa semente vai germinar depois de o morango passar por estufas e ficar confinado numa bandejinha plástica, refrigerada, por tanto tempo!". Algum tempo depois, fiquei surpreso quando vi que daquelas sementes brotaram duas ou três mudas. Daquelas plantinhas vieram mais e mais e em pouco tempo ele tinha uma grande plantação de morangos. Chegou a produzir cerca de 5 kg por dia. Como conseguiu isso? Com perseverança seguiu sua curiosidade e colocou em prática seu sonho. 
Ao ler o texto de Números 32. 1-13 da Bíblia sagrada, que relembra o episódio do relatório negativo da maioria dos espias que estiveram em Canaã, fiquei refletindo na atitude de Calebe e Josué - os únicos que acreditaram que Deus lhes daria a vitória. Apesar de todo o povo viver constantemente reclamando e se  rebelando contra o Senhor, eles permaneceram fiéis. Note que os dois passaram pelos mesmos desafios que os outros e ouviram as mesmas ordenanças que os demais. Porém, perseveram em sua fé. 
Nosso problema ainda hoje não é a ausência de conhecimento bíblico em si, mas a falta de praticar com perseverança aquilo que aprendemos quando lemos a Palavra de Deus. Assim como eu olhava para aquela sementinha de morango e não via seu potencial, muitas pessoas olham para a Bíblia e não conseguem ver o grande valor que há em seu ensinos. Aprenda com Calebe e Josué e seja perseverante, mostrando sua fé em Deus pela obediência aos seus mandamentos. 

Perseverança: Fé que não muda, Palavra em ação. 

Fonte: Pão Diário nº 14

sexta-feira, 1 de julho de 2011

CLAREANDO A ESCURIDÃO



 

"Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo"
(II Coríntios 4:6)

Certo pregador visitou uma fábrica  onde  valiosa  porcelana estava sendo produzida.
 O que mais despertou sua curiosidade foi a pintura feita nas peças antes que entrassem no  forno.
 A porcelana já havia passado por diversos processos e estava agora nas mãos de um artista que estava colocando as  cores.
O pregador notou que uma grande quantidade de  preto  estava sendo usada.
Perguntou o motivo de tanto preto  já  que  não parecia embelezar a porcelana.
O artista lhe  respondeu: 
- "É preto agora mas será ouro quando sair do fogo."
Nem sempre as coisas são como nos parecem. 
 Aquilo  que  aos nossos olhos sugerem ser de bom  proveito  pode  nos  trazer problemas e aflições.
 Enquanto isso, muitas coisas que  soam para nós negativas e passíveis de serem rechaçadas, podem se tornar motivos de alegria e bênçãos.
O melhor a fazer é colocar tudo que temos e  pretendemos  no altar de Deus.
 O que for bom será aprimorado  e  o  que  for ruim será transformado.
Quando  passamos  pelo  processo  de amor do Senhor a nossa vida começa a ser apreciada por todos porque o resultado da ação do  Grande  Artista  celestial  é notada por aqueles que de nós se aproximam.
Se os seus dias parecem negros, deixe que o Senhor  os  faça brilhar como ouro puro.
Se seus sonhos e anseios se  mostram sombrios, deixe  o  Senhor  operar  e  logo  também  estarão reluzindo como ouro.
Se você acha que sua vida não tem  mais jeito por causa da vida obscura que  leva,  consequência  de seus pecados, olhe para Jesus, abra-lhe  o  coração,  e  seu futuro será mais brilhante do que todo o ouro deste mundo.
Não desanime jamais, mesmo que você se  encontre  em  grande escuridão.
 Confie em Deus e verá que  das  trevas  Ele  fará brilhar intensa luz.

Daniel Alfa

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dá-me o que necessito Senhor para ser como tu...

Dá-me o que necessito para ser como o Senhor Jesus!!!
Tú Sempre estás comigo Senhor!!! 
Obrigada.

Obrigada SEnhor.

Nesta manhã tão fria, mesmo com o Sol a aparecer. Me sinto sem direito a nada que venha de Deus. Cristo sofreu tanto, para que hoje estivéssemos aqui, usufruindo das coisas maravilhosas deste mundo. E não damos nenhum valor a isto, somos egoístas, sempre pensando em nós mesmos até em nossas orações somos assim. Nesta manhã que o Senhor nosso Deus tem nos dado só tenho a pedir; Dá-me Senhor um coração como o teu.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Precisamos uns dos outros.

             Uma das virtudes que Jesus Cristo nos ensinou é a humildade. Humildade é ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância.
             Quem se humilhar será exaltado, que se exaltar será humilhado.
             Devemos ser verdadeiros com as pessoas, não devemos ser inchados de orgulho e fixados em nós mesmos. Nosso ego pode de fato interpor-se no nosso caminho e criar barreiras entre nós e nosso semelhante. O arrogante acha que sabe tudo e são um estrago para muitas pessoas. A arrogância também é uma pretensão desonesta, porque ninguém sabe tudo ou tem tudo. Humildade é pensar menos a respeito de si mesmo.
            Precisamos uns dos outros. Os arrogantes e orgulhoso fingem que não precisam. O individualismo que predomina hoje na sociedade é mentiroso e cria a ilusão de que não somos e não  devemos ser dependentes de outras pessoas. Que piada!
            Um par de mãos me tirou do útero de minha mãe  ao nascer, outro trocou minhas fraldas, me alimentou, me nutriu, outro ainda me ensinou a ler e escrever. Agora outros pares de mãos cultivam minha comida, entregam minha correspondência, coletam meu lixo, fornecem-me eletricidade, protegem minha cidade, defendem minha nação. Um par de mãos cuidará de mim e me confortará quando eu ficar doente e velho, e por fim, outro par de mãos me levará de volta a terra quando eu morrer.

Fonte: Rev. Claudio Luis Nunes (Boletim Mensal - nº113 - ano x - março/2009).

quarta-feira, 20 de abril de 2011

NÃO SE DEIXE SOTERRAR.


"Conta-se que um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar no trabalho de sua fazenda.
Um dia, o capataz lhe trouxe a notícia que um  de seus cavalos havia caído num velho poço abandonado.
O buraco era muito fundo e seria difícil tirar o animal de lá. O fazendeiro avaliou a situação e certificou-se de que o cavalo estava vivo. Mas pela dificuldade e o alto custo para retirá-lo do fundo do poço, decidiu que não valia a pena investir no resgate.
Chamou o capataz e ordenou que sacrificasse o animal soterrando-o ali mesmo. O capataz chamou alguns empregados e orientou-os para que jogassem terra sobre o cavalo até que o encobrissem totalmente e o poço não oferecesse mais perigo aos outros animais.
No entanto, na medida que a terra caía sobre seu dorso, o cavalo se sacudia e a derrubava no chão e ia pisando sobre ela.
Logo os homens perceberam que o animal não se deixava soterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra caía, até que, finalmente, conseguiu sair...". 
Muitas vezes nós nos sentimos como se estivéssemos no fundo do poço, de quebra, ainda temos a impressão de que estão tentando nos soterrar para sempre. É como se o mundo jogasse sobre nós a terra da incompreensão, da falta de oportunidade, da desvalorização, do desprezo e da indiferença. Nesses momentos difíceis, é importante que lembremos da lição profunda da história do cavalo e façamos a nossa parte para sair da dificuldade.
Afinal, se permitimos chegar ao fundo do poço, só nos restam duas opções:
Ou nos servimos dele como ponto de apoio para o impulso que nos levará ao topo; - Ou nos deixamos ficar ali até que a morte nos encontre. É importante que, se estamos nos sentindo soterrar, sacudamos a terra e a aproveitemos para subir.
Ademais, em todas as situações difíceis que enfrentamos na vida, temos o apoio incondicional de Deus, do qual podemos nos aproximar através da oração.
(Autor desconhecido)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Culto de Páscoa

"Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos."
1 João 3.16
A lembrança da morte e da ressurreição de Cristo é algo que sempre temos em mente. Afinal, foi através de Sua morte que recebemos a nossa salvação. A Páscoa é um momento muito especial; pensamos em Cristo e no seu grande amor por nós. Convidamos você também a se lembrar dos cristãos perseguidos em todo o mundo. Como no Azerbaijão  e no Vietnã, eles lutam para conseguir celebrar a ressurreição de Cristo publicamente. Nossos irmãos que são cristãos secretos têm vontade de poder expressar sua fé, dizer para as pessoas que Jesus vive e reina e que os salvou. No entanto, eles não podem, ou pagarão um alto preço. Lembre-se de Jesus, de sua morte e ressurreição. Lembre-se que foi por amor a todos. Lembre-se dos cristãos perseguidos e ore por eles!
Deborah Stafussi (site Portas Abertas)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A parábola do lápis.

O fabricante de lápis falou com cada um de seus lápis: "Há cinco coisas que você precisa saber antes de eu lhe enviar para o mundo. Sempre se lembre delas e se tornará o melhor lápis que pode ser:
1) Você fará grandes coisas, mas só se estiver seguro na mão de alguém;
2) Você experimentará um doloroso processo de ser afiado de vez em quando, mas é necessário se quiser tornar-se um lápis melhor;
3) Você pode corrigir qualquer mal-entendido que ocasionar;
4) A sua parte mais importante sempre estará do lado de dentro;
5) Não importa a condição, continue a escrever; sempre deixe uma marca clara e legível, mesmo nos dias difíceis."
Todos prometeram lembrar-se sempre disso e entraram na caixa. Compreendiam plenamente o propósito do fabricante. Cada um de nós é como um lápis:
1) Deus é o nosso criador e precisamos estar sempre seguros em suas mãos para cumprimos o propósito da vida. Somente assim, poderemos fazer grandes coisas para Ele.
2) Às vezes, Deus nos corta, nos limita, nos prova, nos deixa passar por momentos duros. Assim, Ele  nos afia para melhor escrevermos as coisas que Ele quer.
3) Deus pode mudar qualquer coisa em sua criatura. Pertencemos a Ele e, assim, mesmo que erremos, Ele nos perdoa e nos ensina a recomeçar. Se quebrarmos, Ele  nos faz de novo para sua honra e glória.
4) Seu coração, sua mente, seus desejos são mais importantes do que o exterior. Viva por ser e não apenas ter ou aparecer. Distribua amor e carinho áqueles que necessitam.
5) Não importa o tamanho da angústia que vier, continue escrevendo. Não importa o valor do lápis, o importante é que ele escreva e o que está sendo escrito através dele. Esta é a sua função: escreva a mensagem de amor de Deus onde ELE levá-lo.

Autor desconhecido. 15/04/2011