segunda-feira, 2 de julho de 2012


Surpresa!

Em meados de abril de 1988 eu estava igual a um pão quentinho, saído do forno. Me convertera há poucos dias. Imagine então a alegria de uma nova vida com um "deus" que nunca respondia e resolvi logo testar o meu novo Deus. Eu estudava pela tarde e a minha turma treinava educação física pela manhã cedinho. Fui dormir, pedindo a Deus que me acordasse uma hora antes da física começar. Eu costumava me acordar de madrugada, mas nessa noite dormi um sono tão gostoso que só acordei com o Sol alto. Espere! Sol alto? Fui até o relógio mais próximo: sete horas da manhã. Duas horas depois da educação física. Nunca gostei de chegar atrasado a um compromisso. Ajoelhei-me na cama, falei com o Senhor e reclamei muito com ele por não ter me atendido e disse-lhe que estava com muita raiva, pois havia confiado nele e nem pedi ao meu pai que me acordasse na hora que eu precisava. Levantei-me, passei toda a manhã triste, fui mais triste ainda à tarde para a escola, decepcionado e com raiva. No colégio, perguntei ao meu melhor amigo da classe: - Como foi a física? E o amigo me respondeu: - Você fez bem em não ter ido. Esperamos o professor mais de uma hora não foi e não houve física. Eu disse: - Valeu! e saí dali de cabeça baixa, muito arrependido e com uma vontade enorme de chorar. Procurei um lugar solitário e pedi perdão a Deus. Ele me ensinou a confiar nele e nunca mais duvidar. Muito obrigado, meu único Deus!!!

Autor desconhecido.

sexta-feira, 22 de junho de 2012


A cruz me salvou.

Esta cena me salvou: A imagem de Cristo na Cruz Um de meus amigos ia todo dia à noite nadar numa piscina coberta. Sempre via um homem que lhe chamava atenção.Ele tinha o costume de correr até a água e molhar somente o dedão do pé.Depois subia no trampolim mais alto e, com um esplêndido salto, mergulhava na água.
Um dia tomou coragem e perguntou a razão daquele hábito. O homem sorriu e respondeu: "Sim, eu tenho um motivo para fazer isso".
Há alguns anos eu era professor de natação de um grupo de homens. Meu trabalho era ensiná-los a nadar e a saltar do trampolim. Certa noite não conseguia dormir e fui à piscina para nadar um pouco; pois, sendo o professor, eu tinha uma chave para entrar no clube. Não acendi a luz porque conhecia bem o lugar.

A luz da lua brilhava através do teto de vidro. Quando estava sobre o trampolim, vi minha sombra na parede em frente. Eu estava com os braços abertos e minha silhueta formava uma magnífica cruz. Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando aquela imagem."
O professor de natação continuou:
"Nesse momento, pensei na cruz de Cristo e em seu significado. Eu era cristão, mas quando criança aprendi um cântico cujas palavras me vieram à mente e me fizeram recordar que Jesus tinha morrido para nos salvar por meio de seu precioso sangue. Não sei quanto tempo fiquei parado sobre o trampolim com os braços estendidos, e nem compreendo por que não pulei na água.
Finalmente voltei, desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso... Na noite anterior haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido!!! Tremi todo e senti um calafrio na espinha. Se tivesse saltado, seria o meu último salto. Naquela noite, a imagem da cruz na parede salvou a minha vida. Fiquei tão agradecido a Deus - que Sua graça me permitiu continuar vivo - que me ajoelhei na beira da piscina. Tomei consciência de que não somente a minha vida, mas também a minha alma precisava ser salva. Para que isso acontecesse, foi necessário outra cruz, aquela na qual Jesus morreu para nos salvar. Ele me salvou quando confessei os meus pecados e me entreguei a ELE.

E continuou seu relato, emocionado: "Naquela noite fui salvo duas vezes. Agora tenho um corpo sadio, porém, o mais importante é que sou eternamente salvo. Talvez agora você compreenda porque molhar o dedo antes de saltar na água..."

Ouvi esta ilustração no inicio da minha conversão na rádio e ela nunca foi esquecida por mim nestes 12 anos de conversão. Reconheçamos que Cristo morreu por nós.

domingo, 20 de maio de 2012

O uso da informática na escola pública.


     Na atualidade a informática tem estado em alta, e na educação ela vem ganhando um papel muito importante. Com o programa PROINFO do governo muitos colégios tem tido o previlégio de levar aos seus alunos o uso do computador para auxliliar nos estudos. Na minha cidade Miguel Pereira, o que tem me chamado a atenção é um colégio publico onde um projeto chamado Super Ação, que além de levar o esporte para dentro da escola, também leva para o aluno a oportunidade de ter um contato com a informática.
   O Super Ação em Miguel Pereira, é um projeto da Fábrica de Integração de Talentos (FIT), presidida pelo jornalista João Pedro Paes Leme, em parceria com o Instituto Compartilhar. Neste projeto, jovens de comunidades menos favorecidas e estudantes do Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes recebem gratuitamente aulas de vôlei, inglês jardinagem, tae kwon do e informática. Estudam durante o turno da manhã e participam das atividades do Super Ação no turno da tarde ou vice-versa. No total, 1075 jovens são atendidos por algum tipo de atividade do projeto.
  O projeto foi criado em 2004 e desde março de 2005, passou a integrar o Programa Socioesportivo do Instituto Compartilhar. Atualmente, a Olympikus é parceira do projeto, fornecendo uniformes e parte do material esportivo e de identificação para todos os alunos e professores envolvidos. As aulas de vôlei são ministradas pelos professores da FIT que utilizam a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol desenvolvida pelo Instituto Compartilhar.
  A atividade de informática do projeto conta com 30 computadores do laboratório de informática que estão à disposição de todos os 1,2 mil alunos da escola causando uma mudança significante pois, no colégio antes do projeto não disponibilizava deste laboratório e os alunos nunca tiveram aula de informática antes, ou seja, a partir desta iniciativa os alunos passaram a ter aulas de informática na escola com professores qualificados ,tendo também acesso livre ao laboratório de informática podendo usar a internet para ajudar nas tarefas escolares.
  Em 2008, uma reforma da biblioteca e a construção de uma sala de leitura foram possibilitados pelo projeto, por meio de uma parceria com a editora Sextante.
   O Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes fica na Rua Bonifácio Portela, nº2 - Centro - Miguel Pereira/RJ ; Miguel Pereira está localizado na região sul fluminense, a 120 quilômetros do Rio de Janeiro e a 611 metros de altitude. Com 27 mil habitantes, a cidade tem no turismo e na agropecuária suas principais atividades econômicas.
  Hoje, o Super Ação não atende somente aos seus participantes e seu impacto na escola é visível. Todo o colégio foi pintado nas cores utilizadas na comunicação visual do projeto, demonstrando a valorização do espaço de aula pelos próprios alunos, professores e comunidade.  
        




















terça-feira, 3 de abril de 2012

A Marca de Amor

 Um menino tinha uma cicatriz no rosto,
 as pessoas de seu colégio não falavam com ele e nem sentavam ao seu lado,
 na realidade quando os colegas de seu colégio o viam franziam a testa devido à cicatriz ser muito feia.

 Então a turma se reuniu com o professor e foi sugerido que aquele menino da cicatriz não freqüentasse mais o colégio, o professor levou o caso à diretoria do colégio.

 A diretoria ouviu e chegou à seguinte conclusão:

 Que não poderia tirar o menino do colégio,
 e que conversaria com o menino e ele seria o ultimo a entrar em sala de aula,
 e o primeiro a sair, desta forma nenhum aluno via o rosto do menino,
 a não ser que olhassem para trás.

 O professor achou magnífica a idéia da diretoria,
 sabia que os alunos não olhariam mais para trás.

 Levado ao conhecimento do menino da decisão ele prontamente aceitou a imposição do colégio, com uma condição:

 Que ele compareceria na frente dos alunos em sala de aula,
 para dizer o por quê daquela CICATRIZ.

 A turma concordou,
 e no dia o menino entrou em sala dirigiu-se a frente da sala de aula e começou a relatar:

 - Sabe turma eu entendo vocês,
 na realidade esta cicatriz é muito feia, mas foi assim que eu a adquiri:

 - Minha mãe era muito pobre e para ajudar na alimentação de casa minha mãe passava roupa para fora,
 eu tinha por volta de 7 a 8 anos de idade...
 A turma estava em silencio atenta a tudo .

 O menino continuou: além de mim, haviam mais 3 irmãozinhos, um de 4 anos, outro de 2 anos e uma irmãzinha om apenas alguns dias de vida.

 Silêncio total em sala.

 -... Foi aí que não sei como,
 a nossa casa que era muito simples, feita de madeira começou a pegar fogo, minha mãe correu até o quarto em que estávamos pegou meu irmãozinho de 2 anos no colo, eu e meu outro irmão pelas mãos e nos levou para fora, avia muita fumaça, as paredes que eram de madeira, pegavam fogo e estava muito quente...

 Minha mãe colocou-me sentado no chão do lado de fora e disse-me para ficar com eles até ela voltar,
 pois minha mãe tinha que voltar para pegar minha irmãzinha que continuava lá dentro da casa em chama.
 Só que quando minha mãe tentou entrar na  casa em chamas as
 pessoas que estavam ali,
 não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha, eu via minha mãe gritar:

 - " Minha filhinha está lá dentro!"
 Vi no rosto de minha mãe o desespero, o horror e ela gritava,
 mas aquelas pessoas não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha...

 Foi aí que decidi.
 Peguei meu irmão de 2 anos que estava em meu colo e o coloquei no colo do meu irmãozinho de 4 anos e disse-  lhe que não saísse dali até eu voltar.
 Saí de entre as pessoas, sem ser notado e quando perceberam eu já tinha entrado na casa.
 Havia muita fumaça, estava muito quente,
 mas eu tinha que pegar minha irmãzinha.
 Eu sabia o quarto em que ela estava.

 Quando cheguei lá ela estava enrolada em um lençol e chorava muito...
 Neste momento vi caindo alguma coisa,
 então me joguei em cima dela para protegê-la,
 e aquela coisa quente encostou-se em meu rosto...

 A turma estava quieta atenta ao menino e envergonhada então o menino continuou:
 Vocês podem achar esta CICATRIZ feia, mas tem alguém lá em casa que acha linda e todo dia quando chego em casa, ela, a minha irmãzinha me beija porque sabe que é marca de AMOR.

 Vários alunos choravam,
 sem saberem o que dizerem ou fazerem,
 mas o menino foi para o fundo da classe e imovelmente
 sentou-se.

 Para você que leu esta história,
 queria dizer que o mundo está cheio de CICATRIZ.


 Não falo da CICATRIZ visível mas das cicatrizes que não se vêem, estamos sempre prontos a abrir cicatrizes nas pessoas, seja com palavras ou nossas ações.

 Há aproximadamente 2000 anos JESUS CRISTO,
 adquiriu algumas CICATRIZES em suas mãos, seus pés e sua cabeça.

 Essas cicatrizes eram nossas,
 mas Ele, pulou em cima da gente,
 protegeu-nos e ficou com todas as nossas CICATRIZES..

 Essas também são marcas de AMOR.

 Jesus te ama,
 não por quem você é,
 mas sim pelo que você é,
 e para Jesus você é a pessoa mais importante deste mundo.
 Nunca se esqueça disso! 

segunda-feira, 26 de março de 2012

Paciência x Impaciência



Paciência é o segredo para vencer na vida. Vivemos num mundo agitado, cheio de incertezas, dúvidas e inseguranças que geram na grande maioria, estresse, e depressão. Pela pressa, por tudo ter de ser feito para já, nos desesperamos e fazemos o errado. Principalmente não consultar a Deus. 
Duas definições:
1- A paciência é o valor que faz as pessoas tolerar, compreender, padecer, e suportar contratempos e adversidades sem lamentar-se, moderando as palavras e a conduta para agir corretamente em cada situação.
2- A paciência é a habilidade de esperar que a vontade de Deus se realize, sem duvidar do cumprimento de sua promessa.
A paciência é essencial para melhorar as relações familiares, com os colegas de trabalho, chefes e subordinados. Deus é a fonte de toda paciência, ela é um dos frutos do Espirito, o amor é paciente. Deus é cheio de paciência para com os homens. Seria perfeitamente justo se Deus castigasse imediatamente o pecador, mas Ele escolhe ser paciente e lhe dar tempo para arrepender-se. Por isso devemos pedi-la a Deus, ( em vez de contar até 10). É um exercício espiritual. A paciência é algo que se desenvolve de um coração rendido a Deus. A impaciência pode destruir amizades, relacionamentos, casamentos e empregos. Quando agimos precipitadamente, tomamos decisões erradas. Perdemos a chance de ficar quietos, nos irritamos, nos descontrolamos e ferimos pessoas ao dizer coisas que não deveríamos dizer. Li uma frase muito interessante: "Seja paciente na estrada para não ser paciente no hospital". Depende de você buscar e cultivar a paciência.

Autor desconhecido.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A PISCINA E A CRUZ




"Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."
(Apocalipse 21:4)
 

Conta-se que um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e de molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho. 
Alguém intrigado com aquele comportamento lhe perguntou qual a razão daquele hábito.
O nadador sorriu e respondeu: 
-Há alguns anos eu era um professor de natação de um grupo de homens. Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim. Certa noite, eu não conseguia dormir, e fui à piscina para nadar um pouco. Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro do clube. Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente. Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz. Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem. Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido para nos salvar pelo seu precioso sangue. Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram à mente e me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus. Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos. Finalmente desci do trampolim e fui até à escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina. Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido. Tremi todo, e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado seria meu último salto. Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida. Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, confessei os meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de que foi exatamente em uma cruz que Jesus morreu para me salvar. Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me esquecer, sempre que vou à piscina molho o dedão do pé antes de saltar na água.

 "Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta queremos apressar ou retardar as coisas, pois tudo acontecerá no seu devido tempo"... 


Autor Desconhecido