quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sou Introspectiva - Um significado para introspecção.




Resumo deste Escrito: Introspecção, ponto de vista, significado, comportamento social, O que é ser introspectivo?

A introspecção não é defeito é só uma forma de silenciar. A sociedade tem mania de colocar a introspecção no rol das características pessoais mais defeituosas como se todos tivessem a obrigação de ser alegre, extrovertido e expansivo o tempo todo.

Eu penso que um ser introspectivo é apenas um ser que não externa suas opiniões e pensamentos de modo convencional. Isto não quer dizer que ele não pense e não tenha boas contribuições para dar ao mundo. O introspectivo pensa, vive, sente, se emociona, se entristece, se alegra, faz feliz e é felicitado. Ele só é mais cauteloso, comedido, mais que os outros.

A introspecção num momento de ócio criativo, por exemplo, pode produzir uma infinidade de produtos sendo muito úteis ou não, mas que de fato revelam um estado de coisas que só a calmaria da reflexão interna proporciona. O introspectivo se expande mais no silêncio, na calma de sua mente, na calma de seu coração.

Eu não quero cultuar a introspecção, nem pedir que todos se calem para que os introspectivos se concentrem melhor, até porque eu não sou tão quieta assim. Contudo, quero entender essa característica como um modo de “entrar em si mesmo” como forma de “internalizar” o que pode ser lapidado mentalmente para depois expor com mais brilho e nitidez.

Eu respiro, reflito, escuto, sinto... melhor no silêncio e a introspecção me dá a concentração necessária para lapidar as coisas que de fato eu precise melhorar dentro de mim.

Fonte: